segunda-feira, 28 de março de 2011

Violência no Pará vai ser tema de audiência pública

ESTUDO
Nos últimos 10 anos, o Estado se tornou o 4º no ranking de assassinatos
A Criminalidade no Estado e o Tráfico de Drogas' é o tema da audiência pública que acontece hoje, às 9 horas, no auditório São João Bastista, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O autor do debate é o pastor DIvino (PRB), que se baseou pelo 'Mapa da Violência 2011', feito pelo Instituto Sangari, pontuado nas ocorrências dos últimos dez anos, para discutir o problema junto à sociedade em geral e, em especial, órgãos de segurança estaduais.
Os números apresentados pelo 'Mapa da Violência' apontam que o Pará ocupa a 4ª posição em homicídios em relação aos demais estados brasileiros. Pelo levantamento, enquanto no ano de 1998 foram registrados 13,3% homicídios, em 2008, essa prática de crime, cresceu para 39,2%. Diante desta realidade, o pastor Divino pretende contribuir com o Poder Público para reduzir a violência no Pará, sobretudo, a de homicídios, que teria como uma das causas o uso de drogas.
Dados do levantamento da criminalidade revelam que o Estado de Alagoas está no topo da violência no Brasil, com 60,3 homicídios e esse crescimento se deu a partir do início de 1999. Esta situação não é diferente para os estados do Paraná, Pará e Bahia, que em 1998 apresentavam indíces relativamente baixos. Em 2008 passaram a se destacar no ranking de homicídios. São Paulo, por sua vez, caminhou na contramão. A taxa de homicídios em 1998 ocupava a 5ª colocação e dez anos depois caiu para 14,9 homicídios, ocupando a 25ª colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário